Conheça os últimos avanços na logística para melhorar a experiência de entrega – Maravilhas da Terra. Expansão dos centros logísticos, ampliação da parceria com transportadoras, chegada de novos fornecedores, contratações em áreas estratégicas, investimento em equipamentos de última geração e acordos importantes para evitar a retenção de pedidos em barreiras fiscais.

Marcelo Sereno, diretor logístico da Maravilhas da Terra
Esses são alguns dos principais avanços no setor logístico da Maravilhas da Terra, nas últimas semanas, para melhorar a experiência de entrega aos consultores e consumidores finais.
Conheça os últimos avanços na logística para melhorar a experiência de entrega – Maravilhas da Terra
Com tudo isso, o tempo de separação de pedidos, que estava em até 15 dias, voltará a ser de cinco a sete dias já no início de setembro. E o reabastecimento dos estoques será feito em maiores quantidades e com mais velocidade.
“Crescer mais de 100% ao mês em meio a uma pandemia que impactou toda a cadeia logística tem sido um grande desafio, e isso nos obrigou a elevar o tempo de separação de pedidos em alguns momentos.
Mas era preciso agir rápido para dar respaldo aos nossos consultores e não poupamos investimentos para entregar soluções, mesmo neste momento difícil do Coronavírus”, afirma o diretor logístico Marcelo Sereno.
O MDT News traz abaixo em mais detalhes todas essas ações:
EXPANSÃO DOS CENTROS LOGÍSTICOS
Em agosto, a Maravilhas da Terra já iniciou as operações do Centro Logístico MDT Log do Espírito Santo, com capacidade de 20 mil pedidos por dia. Além disso, o MDT Log de São Paulo foi ampliado de 2.500 para 12.000 metros quadrados, com dez vezes mais capacidade de separação de pedidos.
Os próximos passos são a reinauguração do MDT Log de Pernambuco, que está sendo transferido para uma área maior, e a implantação de um centro logístico em Manaus (AM).
“Estamos nos estruturando para, inclusive, permitir que os pedidos sejam retirados nos próprios Centros Logísticos”, adianta Marcelo Sereno.
AMPLIAÇÃO DA REDE DE FORNECEDORES
Enfim foi iniciada uma operação para ampliar a rede de fornecedores de ervas para os chás, cujos resultados já começaram a aparecer em agosto. Com isso, a Maravilhas da Terra passa a contar não apenas com ervas produzidas no Brasil, mas também no Egito, Chile e até no Sudão.
“Somente em setembro teremos 2520 toneladas de ervas, o que será suficiente para mais de 20 milhões de pacotes de chás. E fizemos um provisionamento para atender o abastecimento de ervas até o final de 2021”, afirma o diretor logístico da Maravilhas da Terra.
CONTRATAÇÕES ESTRATÉGICAS
Da esquerda para a direita, Donato Gonçalves, Peter Julius, Rodrigo Rodas e Jurandir Costa
Esse planejamento detalhado tem sido possível graças a uma série de contratações estratégicas no time logístico.
É o caso do Peter Julius, gerente de logística com 18 anos de experiência, responsável por redesenhar todos os processos e otimizar os prazos e a qualidade das entregas.
Para isso, ele conta com o apoio do especialista em Planejamento Jurandir Costa, cuja experiência de 10 anos em Business Inteligence tem sido fundamental para a construção das métricas do negócio e o planejamento de longo prazo da companhia.
Conheça os últimos avanços na logística para melhorar a experiência de entrega – Maravilhas da Terra
Todavia outro reforço importante é do coordenador de Compras, Donato Gonçalves. Ele assumiu com a missão de operacionalizar o provisionamento dos estoques e buscar novos fornecedores para ampliar a quantidade de itens à disposição dos consultores.
Mais recentemente, foi contratado o coordenador de transporte, Rodrigo Roda, que vem para diversificar a rede de transportadoras e elevar o controle de qualidade sobre os parceiros atuais.
“Além das transportadoras que já nos atendem, teremos outras parceiras de menor porte, mas que têm excelência de entrega regionalmente. Isso vai reduzir em muito, por exemplo, os casos de produtos não entregues por problemas no endereço e dará mais velocidade aos envios”, explica Marcelo Sereno.
IMPORTAÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS
Certamente outra ação importante para otimizar todos os processos é a importação de equipamentos para automatizar ao máximo a separação dos pedidos. Estão sendo investidos R$ 9 milhões nestas novas tecnologias, que chegarão aos Centros Logísticos da Maravilhas da Terra até o final do ano.
ACORDOS ESTRATÉGICOS COM OS ESTADOS
Contudo foi finalizado também o processo de acordos com todos os Estados, o que evitará eventuais retenções de pedidos em barreiras fiscais. Conforme , alguns Estados vinham questionando a alíquota dos impostos pagos antecipadamente pela Maravilhas da Terra, situação que agora foi resolvida em todo o país.
“O modelo comercial de Vendas Diretas sempre foi passível de questionamento das diferenças de alíquotas da Substituição Tributária entre os Estados, o que exige a adoção de um modelo tributário transparente. Para isso, é necessário dar tratamento diferenciado por Estado, evitando retenção de pedidos nas barreiras fiscais para análise. Daí a importância de ter uma Inscrição Estadual em todos os locais e conseguimos isso em tempo recorde”, afirma Anistai Barros.
Enfim conheça os últimos avanços na logística para melhorar a experiência de entrega – Maravilhas da Terra
Afinal essas são apenas algumas das principais novidades do setor logístico.
Enfim nas próximas semanas, teremos mais informações importantes deste e de outros setores estratégicos para o crescimento dos negócios dos consultores da Maravilhas da Terra.